DS 7: um modelo não faz uma marca...
DS é – e será sempre – uma referência icónica do mundo automóvel. Para além das propostas tecnologicamente vanguardistas, afirmou um estilo tão original que "magos" do design admitiram que seria o automóvel que gostariam de ter assinado...
A China comprou os modelos mais equipados que a Citroën exportava ou produzia localmente. E os DS, mais equipados e apetecíveis, suplantaram o nome da marca que os construía e o resultado está à vista...
O Grupo PSA criou uma marca à medida da China e o primeiro modelo chama-se DS7 Crossback. É um SUV, como exigem as regras da oferta e procura, e visa afirmar uma posição no segmento Premium, onde os franceses nunca conseguiram assumir-se. É uma aposta arriscada na Europa, apesar de poder vir a ser um sucesso noutras latitudes.
É o caso do "Active Sense Suspension", capaz de fazer um "scan" da estrada à frente do veículo, para adaptar as leis de amortecimento da suspensão de acordo com as características do terreno e várias outras propostas que surgem em modelos da Audi, BMW e Mercedes.
São excelentes propostas, mas custam dinheiro e a pergunta que se coloca é simples: será que os europeus estão dispostos a pagar tanto por um DS como por um SUV alemão?...